É possível aprender ou melhorar em um idioma de graça e gastando pouco tempo

Nem sempre a educação tradicional é possível. Há aqueles que não têm condições financeiras para isso e cada vez mais, as pessoas estão sem tempo.

 Quer aprender ou melhorar o inglês o suficiente para colocá-lo no currículo, mas não tem tempo para um curso? Sempre teve vontade de saber falar francês, mas acha caro o preço de uma escola de línguas para um simples hobby? Viajou para a América do Sul e descobriu que não dá para se virar no “portunhol” igual muito se fala? Hoje em dia, existem alternativas para esses problemas serem solucionados.

Há uma porção de sites e aplicativos que oferecem o ensino de diversos idiomas gratuitamente. O Duolingo, o mais conhecido dentre essas plataformas digitais, tem sua efetividade comprovada por um estudo da City University of New York (CUNY) e já oferece 5 cursos para falantes de português – inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. Quem já tem um bom nível na língua inglesa pode se arriscar também no aprendizado de russo, holandês, sueco, polonês, grego, hebraico e mais outras 12 línguas, incluindo o alto valiriano, de Game of Thrones.

É claro que, se você tem tempo e está disposto a pagar o necessário para isto, uma escola de línguas com aulas presenciais e professores disponíveis continua a ser a melhor opção. Porém, se você está sempre com a agenda corrida ou com o orçamento apertado, um aplicativo como o Duolingo vai te fazer evoluir no seu aprendizado.